sexta-feira, 30 de maio de 2008

O arremesso


O início da jogada no Baseball é um momento crítico,o objetivo do arremessador é tentar jogar a bola para o pegador sem que o rebatedor consiga acertá-la. Para isto, conforme o modo de segurar a bola e a maneira de movimentar o braço para o lançamento, o arremessador tem a possibilidade de imprimir à bola diversos tipos de “efeito” além de grande velocidade que, em certos casos, pode chegar a mais de 150 km/h.

Para o arremesso ser válido, entretanto, o rebatedor tem que ter a chance de acertar a bola. Para isto, ela tem que passar por um retângulo imaginário chamado zona de "strike" (strike zone) que fica imediatamente acima e com a mesma largura do prato da casa (43 cm) e com altura que vai do joelho à axila do rebatedor. O juiz confere a validade do lançamento e se o arremessador errar quatro vezes a zona de “strike” sem que o rebatedor tenha tentado ir na bola, este automaticamente ganha um passaporte (walk), que significa a conquista da primeira base sem maiores disputas. Cada arremesso errado destes é considerado não válido e é chamado de bola (ball). Se o rebatedor tentar acertar a bola, o arremesso é considerado válido (strike) mesmo que ela passe fora da zona de “strike”.

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