sexta-feira, 30 de maio de 2008

A rebatida


O objetivo da rebatida é o de colocar a bola em jogo de maneira que dê tempo ao próprio rebatedor de alcançar a primeira base e aos outros corredores, se for o caso, de alcançarem as próximas bases. A rebatida, entretanto, só é considerada válida se a bola tocar a área principal do campo - diamante ou jardineira.

O rebatedor deve estar bastante atento ao lançamento pois, como foi dito acima, a bola além de ser muito rápida vem com muito “veneno”. Sua principal dificuldade é que ele não pode tentar rebater todas as bolas pois cada tentativa é contada como arremesso válido e com três arremessos válidos ele é eliminado. Assim, o rebatedor tem que prever a trajetória da bola e só tentar rebater nos casos em que seja uma bola “fácil” ou que ela vá passar pela zona de “strike” já que, neste último caso, o lançamento será considerado como válido de qualquer maneira.

A rebatida para o alto, ou bola voadora (fly ball), também não é “uma boa” pois se qualquer jogador de defesa conseguir pegar a bola, antes dela tocar o chão, o rebatedor está automaticamente eliminado. Por outro lado, se a rebatida for alta e forte o suficiente para mandar a bola para o outro lado da cerca que limita a atuação dos jogadores (fence), o rebatedor acaba com qualquer possibilidade de defesa e faz o chamado “home run” que é a corrida por todas as bases e o retorno para a base da casa para marcar o ponto. Neste caso, se houver corredores em outras bases, cada um também marca o seu ponto ao chegar à base da casa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola!

Eu gostaria de obter informações sobre a tecnica da rebatida. O que eu queria saber é como empunhar o taco na hora da rebatida. No caso de uma pessoa destra, a mão direita(dominante) fica em qual posição, em baixo ou em cima?

Obrigado!

Unknown disse...

Os Giants meteram o milho nos Tigers no World Series 2012?